Como criar recipientes para plantas? Dicas e Modelos

As plantas alegram a residência e atraem diversas energias positivas. Os vasos de plantas costumam aparecer em vários ambientes da casa das pessoas, como escritórios, sala, quarto ou mesmo cozinha. E além de se embelezar a casa as plantas também podem representar uma forma de terapia para os moradores, pois sempre precisam de cuidados e um pouco de dedicação.

Cultivar as plantas é quase que uma terapia, que pode ser feita em vasos tradicionais, porém existem algumas ideias que são criativas para se montar um jardim ou mesmo decorar a casa com toques de natureza. Uma forma interessante de inovar o plantio de flores, folhagens, erva e arbustos é procurar apostar em recipientes alternativos.

Para optar por recipientes caseiros para as plantas, o morador deverá tomar muito cuidado para reproduzir um ambiente interessante e ideal para a espécie, basta levar em conta a sua necessidade de água e espaço para que tenha crescimento. Ao se adaptar utensílios domésticos bem como materiais recicláveis é interessante se evitar materiais que absorvam muito calor ou mesmo que possua pouca resistência.

O tamanho da raiz das plantas é um fator dominante que influencia na escolha dos melhores recipientes alternativos. Colmo no caso das espécies como o fícus e a jabuticabeira, pois a estrutura para o plantio deste tipo de recipiente não oferece saída para o excesso de água, e a irrigação da planta deverá ser controlada para que ela não morra.

Algumas ideias para isso são interessantes, para se utilizar o cachepô, ou qualquer tipo de vaso convencional, os moradores poderão se sentir á vontade para adotar alguns recipientes que sejam econômicos, práticos ou mesmo inovadores.

Materiais recicláveis como latas de alumínio de achocolatados ou leite em pó são perfeitas para fazer recipientes de plantas, podendo receber um novo acabamento com tintas ou mesmo adesivos.

Não são apenas as latas de alumínio que podem ser reaproveitadas para o cultivo de plantas, a utilização de garrafas pet também são uma alternativa interessante e prática, além de barata e ecológicas. Estas embalagens de refrigerante poderão até mesmo serem utilizadas na construção de um jardim vertical.