Como deixar o ambiente da casa mais fresco?

O verão para muitas pessoas é uma delícia, mas ninguém gosta de dormir em um quarto quente e abafado. Ainda bem que é possível se deixar a casa mais fresca sem ter a necessidade de instalar um ar-condicionado. Onde o primeiro passo é se deixar o ar circular para que o vento leve o calor embora. Como o ar quente costuma subir, se os quartos ficam na parte de cima da casa, ainda é mais interessante se ter uma corrente de ar nessa região. A seguir confira também outras dicas para ter um clima fresquinho na sua casa.

Em dias mais quentes, procure tirar cobertores do quarto, tapetes, almofadas, e bichinhos de pelúcia, pois estes objetos absorvem muito calor.

Procure deixar todos os vidros abertos, eles funcionam como uma estufa quando ficam fechados, pois o calor entra mas não sai.

Se as suas cortinas forem escuras, procure tirar o forro ou as torque por tecidos de cores mais claras.

Cubra também os estofados com tecidos mais leves e naturais, como por exemplo os feitos de algodão.

Troque as lâmpadas incandescentes por fluorescentes que esquentam muito menos além de serem econômicas.

Sempre que for possível, durante á noite, procure abrir as portas dos cômodos, outra boa dica é que plantas dentro de casa deixam o ambiente mais úmido baixando a temperatura interna.

Ao construir ou reformar a sua casa algumas dicas também são interessantes, como por exemplo, a escolha de telhas de cerâmica evitando utilizar as que são feitas de concreto ou alumínio.

Procure deixar um espaço entre o telhado e a laje, para que o ar funcione como barreira contra o calor;

Procure pintar as paredes externas com cores claras que possam refletir a luz solar.

Instale as janelas sempre voltadas para o lado leste, desta forma o sol deverá entrar na casa apenas na parte da manhã.

Caso você resida em uma região muito quente, ou que sofra grandes variações de temperatura, procure aplicar uma manta térmica por baixo das telhas, este tipo de revestimento irá impedir que o calor ou o frio em excesso entre na sua residência.